Transplante renal Viver com um novo rim 

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Transplante renal 

Um transplante de rim é muitas vezes um desejo há muito acalentado por muitos doentes renais. Para muitos significa retornar a uma vida sem depender de centros de diálise, horários e dietas restritivos, ser capaz de trabalhar sem restrições e ter a opção de viajar com mais facilidade. Esse desejo concretiza-se quando um rim de dador apropriado é encontrado - um processo que pode levar meses ou até vários anos. Esse longo tempo de espera pode ser difícil para alguns doentes e pode causar frustração e stress. Esses sentimentos são naturais, e o seu médico e a equipe de enfermagem ajudá-lo-ão a lidar com quaisquer preocupações que possa ter. Deve estar sempre ciente que o transplante renal é outra valiosa opção de tratamento alternativo à hemodiálise e diálise peritoneal e que nenhuma modalidade de tratamento exclui a outra. A maioria dos doentes que fazem um transplante esteve meses ou mesmo anos em diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal). Também é importante saber que o transplante renal não cura a doença renal. Para evitar que o seu organismo rejeite o rim doado é vital fazer medicação diária e consultas regulares com o seu médico. O seu médico e a equipe de enfermagem apoiá-lo-ão em todos os estadios da sua doença renal e em todas as condições de vida. Portanto, não hesite em perguntar, mesmo se acha que a sua pergunta pode não estar diretamente relacionada com o tratamento.

 

Quando os rins de uma pessoa falham, existem três tratamentos disponíveis:

  • Hemodiálise
  • Diálise peritoneal
  • Transplante renal 

Muitos doentes sentem que após o transplante têm melhor qualidade de vida do que quando estavam em diálise. Oferece mais liberdade, porque não precisam de fazer diálise e não há dieta própria ou restrição de líquidos.

No entanto, existem alguns riscos envolvidos no transplante renal. E, embora os transplantes possam durar muitos anos, pode haver um momento em que pode voltar a necessitar novamente de diálise.

O transplante de rim requer uma intervenção cirúrgica para colocar um rim saudável de outra pessoa no seu corpo. Este rim transplantado fará então o trabalho dos seus rins danificados. O rim é colocado na região inferior do abdómen e unido à artéria e veia. O sangue passa então pelo transplante e começa a produzir urina. Se puder fazer um transplante de dador vivo, terá que concluir os vários testes necessários antes do dia em que pode ser selecionado para a operação. Se está à espera de um rim de cadáver, pode levar algum tempo para ele estar disponível e ser o adequado para si. É muito difícil dizer exatamente quanto tempo terá que esperar por um transplante. Algumas pessoas têm sorte e fazem um transplante muito rapidamente; outros passam mais tempo em lista de espera.

Reserve um tempo para pensar sobre o que acontecerá quando receber uma chamada para o transplante e, em seguida, permaneça preparado e positivo, mas continue com a sua vida nesse meio tempo.

Por favor consulte sempre o seu nefrologista.