7 dicas gestão do tempo  insuficiência renal

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Tempo de qualidade, qualidade de vida

Doentes renais gastam uma quantidade razoável de tempo todas as semanas nas sessões de diálise. Além disso, visitas regulares ao médico e consultas de acompanhamento também são necessárias. Como resultado, o tempo e a energia tornam-se muito mais importantes do que antes.

Considere especificamente: que coisas na vida são importantes para mim? O que eu quero fazer? O que me faz sentir feliz e satisfeito? Depois de definir suas prioridades, é útil analisar a sua rotina semanal e organizar o seu tempo para que possa atingir as suas metas.

Durante o período inicial, muitos doentes elaboram um plano semanal em que acompanham as consultas médicas, bem como outros assuntos importantes, como: o seu trabalho, hobbies e vida privada. Isso ajuda-os a garantir que possam fazer as coisas que mais gostam.

Fazer um plano calendarizado

Utilize um papel, desenhe uma tabela e visualize o plano de uma semana inteira. De seguida, aloque intervalos de tempo e divida-os em três categorias:

  • Totalmente ocupado (ex.: trabalho, compras)

  • Parcialmente ocupado (ex.: Sessões de diálise)

  • Totalmente livre

Verifique a sua lista de atividades e aloque intervalos de tempo para eles dentro do seu plano. Algumas atividades podem ser executadas enquanto está parcialmente ocupado. Por exemplo, é possível ler um livro durante uma sessão de diálise. Outras atividades exigem intervalos de tempo em que está totalmente livre.

1) Utilize a sessão de diálise

Mesmo que as sessões de diálise exijam várias horas da sua semana, essas horas nunca se perdem. Pode utilizar esse tempo para ler, ouvir música, ver TV ou verificar e-mails enquanto está em diálise.

2) Utilize o tempo do intervalo adicional 

Existem intervalos de tempo adicionais no seu dia quando não está totalmente, mas parcialmente ocupado, por ex. quando troca ou espera na linha. Esses tempos são ótimos para atividades menores e outras coisas para fazer. Ao longo de uma semana inteira, esses espaços curtos somam uma quantidade significativa de tempo. 

3) Veja televisão mais conscientemente

Ver televisão é divertido, mas está na sua lista das prioridades na vida? Pode ganhar várias horas por semana assistindo TV mais conscientemente. Não ligue a TV por hábito. Em vez disso, concentre-se nos programas que realmente quer ver e corte o resto. 

4) Corte nos anúncios comerciais 

Até 15 minutos de cada hora de TV são na verdade anúncios de publicidade. Se quiser ver TV, grave com antecedência e avance rapidamente nos anúncios comerciais. Muitos equipamentos modernos permitem cortar os anúncios comerciais integralmente ao gravar um programa. 

5) Otimize as suas tarefas

Existem várias maneiras de reduzir o tempo gasto nas suas tarefas. Por exemplo, experimente cozinhar doses maiores para várias refeições com antecedência. Em vez de ter um dia para fazer todo o trabalho doméstico e limpeza, tente usar intervalos de tempo entre outras atividades. 

6) Concentre-se em relações significativas

Os amigos são uma parte importante da nossa vida, contribuindo para o nosso bem-estar geral. No entanto, existem pessoas nas nossas vidas que gastam muito do nosso tempo e até por vezes utilizam os nossos sentimentos sem acrescentar nada à relação. Afaste-se dessas pessoas e concentre-se nas relações que realmente valem a pena.

7) Não stress

Muitas das dicas acima são úteis para aproveitar melhor o tempo. No entanto, ao organizar a sua semana, certifique-se de não exagerar. Não se trata de fazer o máximo possível, é fazer as coisas que são realmente importantes para si. As interrupções de tempo sugeridas podem ajudá-lo a escapar de um plano rígido e, às vezes, apenas seguir a sua intuição de fazer o que é bom para si.