Perguntas & respostas

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Em que situações e por que razão é que a cateterização intermitente é recomendada'

A cateterização intermitente é considerada um método eficaz e seguro que proporciona independência aos doentes e melhora significativamente a sua qualidade de vida. Nos últimos anos, a cateterização intermitente (CI) tornou-se a terapia preferida para tratar doentes com disfunções neurogénicas da bexiga que sofrem de doenças como paraplegia, espinha bífida ou esclerose múltipla.

A CI só é implementada após o médico ter efetuado uma avaliação cuidadosa de todos os aspetos do padrão de doença do doente. A CI é efetuada através do esvaziamento da bexiga em intervalos regulares com o auxílio de um cateter de utilização única. Entre cada esvaziamento, será a quantidade de urina retida na bexiga a ditar a necessidade de efetuar a CI.

Como é feita a cateterização intermitente em crianças?

As crianças com disfunção neurogénica da bexiga podem ser cateterizadas pelos pais/tutores ou por um serviço de cuidados de saúde, assegurando sempre a aplicação dos princípios da cateterização asséptica. Os pais/tutores devem pedir ao respetivo médico ou profissional de saúde para lhes explicar e demonstrar a forma correta de realizar o procedimento de cateterização. Com uma formação adequada, os pais/tutores conseguirão efetuar sozinhos a cateterização da criança.

A idade em que a criança poderá começar a efetuar uma autocateterização depende do respetivo desenvolvimento e grau de autoconfiança.

Os cateteres de 2,0 - 2,7 mm (Ch06 - Ch08) são geralmente utilizados em bebés e crianças pequenas.

Quantas vezes por dia devo fazer a cateterização?

Uma bexiga saudável é esvaziada regularmente, aproximadamente 5 a 6 vezes por dia. A frequência da cateterização depende de cada pessoa e de outros fatores como a quantidade de líquidos ingeridos, as condições meteorológicas, outra medicação que lhe tenha sido prescrita e a razão específica da sua cateterização. O seu profissional de cuidados de saúde vai informá-lo acerca da frequência com que deverá efetuar a cateterização. Deve ponderar, tendo em conta o seu estilo de vida, quais são os melhores momentos do dia para efetuar a cateterização.

Que quantidade de líquidos devo ingerir por dia?

A quantidade de líquidos a ingerir depende em grande medida do seu grau de atividade e das temperaturas que se fizerem sentir. O seu objetivo deverá ser beber cerca de 1,5 litros de líquidos por dia. Tente evitar bebidas com cafeína, nomeadamente chá ou café.

O que devo fazer se tiver dificuldades em inserir o cateter?

Coloque-se numa posição confortável, tente relaxar e aguarde alguns momentos antes de tentar novamente. Para algumas pessoas, tomar um banho ajuda-as a relaxar. Caso não consiga inserir o cateter sozinho, contacte o seu profissional de saúde.

O que devo fazer se tiver dificuldades em remover o cateter?

Tente não se preocupar e aguarde alguns momentos antes de tentar novamente. Por vezes, tossir pode ajudar a soltar o cateter.

Existem alguns sinais ou sintomas para os quais deva estar alerta?

Não permita que a sua bexiga fique demasiado cheia. Os sintomas seguintes podem indica que a sua bexiga está demasiado cheia:

  • Inchaço e sensibilidade na parte inferior do abdomén
  • Dores de cabeça
  • Sensação de calor e suores

E se após inserir o cateter não sair urina?

Caso não se verifique o escoamento da urina, retire o cateter e insira um cateter novo. Certifique-se de que está a colocar o cateter no sítio certo. Se mesmo assim não se verificar o escoamento da urina e continuar com a sensação de bexiga cheia, contacte o seu profissional de saúde.

Possíveis complicações da cateterização intermitente

Uma das complicações mais comuns da CI são as infeções do trato urinário. Também poderá verificar a existência de sangue na urina, sangramento da uretra ou dificuldade na introdução do cateter. Caso se verifique a existência de algum destes sintomas, contacte o seu profissional de saúde.

Outros conselhos

Em seguida, encontra uma lista de sintomas que podem indiciar a existência de uma infeção urinária:

  • Sensação de ardor
  • Febre 
  • Sintomas febris
  • Urina turva ou com odor desagradável 

Caso registe algum dos sintomas anteriores, contacte o seu profissional de saúde e aumente a ingestão de líquidos.

 

 

B. Braun Medical, Lda.
Estrada Consiglieri Pedroso, 80
2730-053 Barcarena
Portugal