Tudo sobre como cuidar da sua urostomia

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Gerir a sua urostomia

No caso de uma urostomia, o débito é um fluxo contínuo de urina e se a sua urostomia contém um segmento de intestino, como é o caso de uma conduto Ileal, então o débito também conterá muco. Em qualquer caso, terá de utilizar um saco de urostomia com uma válvula anti-refluxo que pode ser ligado a um saco de recolha de urina durante a noite. Num saco de urostomia, o fundo do saco disponibiliza uma saída de uro específica, permitindo que o saco seja esvaziado regularmente.

Pode perguntar-se com que frequência se deve esvaziar o saco, isto varia de acordo com a pessoa, mas em média a cada duas a três horas. Esvaziar o seu saco regularmente é uma obrigação, o que lhe permitirá manter-se discreto debaixo da sua roupa e limitará os riscos de fugas.

Ureterostomia cutânea (com cateter)

No caso de uma urostomia, o fluxo de urina é praticamente permanente, especialmente depois de beber. Para efetuar a troca e mudar o saco da forma mais fácil possível, evite comer ou beber duas horas antes mudar o seu saco. Quando possível, substitua o seu saco logo pela manhã.

  • Lave as suas mãos
  • Coloque o seguinte material sobre uma toalha:
  1. Uma placa nova e um saco novo se estiver a utilizar um sistema de 2 peças ou um saco novo se estiver a usar um saco de 1 peça e sabão
  2. Algumas compressas húmidas (utilizar água da torneira)
  3. Algumas compressas secas
  4. Um pedaço de fio (cerca de 30 cm) (estilo tapeçaria de algodão)
  • Retire o saco usado de cima para baixo enquanto mantém o seu cateter numa mão para evitar a sua perda. Seguir o mesmo procedimento ao retirar a sua placa (depois de ter primeiro retirado o saco usado) no caso de um sistema de 2 peças.
  • Segure o cateter pelo fio e prenda-o ao seu abdómen com os adesivo microporoso para que não saia.
  • Se houver pêlos longos à volta do estoma, cortá-los com tesoura (não use laminas ou cremes depilatórios).
  • Segurar o cateter com uma mão, e com a outra aplicar sabão na pele à volta do estoma, depois enxaguar cuidadosamente. Secar cuidadosamente a pele (não utilizar um secador de cabelo, pois pode causar queimaduras).
  • É possível mudar o fio se este estiver molhado ou sujo. Para fazer isto, puxar o fio antigo e apertar o novo fio o mais próximo possível da pele, exatamente no mesmo local, e faça um nó (amarre-o bem para evitar que deslize, mas tenha a certeza que não aperta o cateter!)
  • Colocar o fio contra a pele para que não se sobreponha, o que poderia descolar o equipamento.
  • Passar rapidamente o cateter pela abertura de suporte ou pelo saco (não o corte, porque o tamanho do ureter corresponde ao da abertura pré-corte)
  • Esticar bem a pele (certificar-se de que não há dobras) antes aplicando o suporte ou saco sobre o fio.

O exterior do cateter pode ser facilmente limpo com água e sabão, mas mantenha-se atento ao seu fixação.

Quando o seu cateter está bloqueado, sim pode acontecer, é necessário lavar com água esterilizada, mas atenção que só profissionais de saúde o podem fazer.

Existe algum risco de contaminação do cateter?

Se não o passar através do sistema anti-refluxo do saco, não. Ou seja, se for posto na parte superior do saco. Por outro lado, se o cateter entrar em contato com a urina recolhida no saco, não existirá nenhum impedimento para a urina de fluir para o rim, podendo levar a que se desenvolva uma infeção nos rins!

Nota: É muito importante não injetar absolutamente nada no cateter, especialmente material não estéril! O seu papel será simplesmente limpar e mudar o seu saco de 1 peça ou dispositivo de 2 peças (saco e placa). Tudo o que tem a ver com o cateter será tratado por profissionais de saúde.

 

Sim, o cateter pode ficar bloqueado, se não se beber o suficiente. Neste caso, a sua urina está salgada, concentrado, tem detritos, e pode haver hematúria (sangue na urina). O fluxo vai reduzir e começará a sentir dor nos rins.

É necessário enxaguar com água esterilizada, o que só poderá ser feito por profissionais de saúde.

Não entre em pânico, mas siga a sua rotina normal e solicite a sua substituição sem demora durante uma consulta com o seu urologista ou enfermeiro de estomaterapia. Evite beber demasiado, porque se a urina não for drenada os seus rins vão dilatar e tornar-se-á doloroso.

Com que frequência deve o cateter ser mudado e quem é o responsável por ele?

A frequência com que é substituído depende do tipo de material, mas em geral deve ser a cada 4 a 6 semanas ou até mais. Em qualquer caso, estas alterações são programadas e ser-lhe-á dado um guia de orientação.

O cateter pode ser trocado por um cirurgião, um médico, ou por um enfermeiro especializado.

Ureterostomia cutânea trans-ileal (Bricker)

Quando regressar a casa, o seu estoma parecerá um morango de "estufa", porque aparecerá um edema à sua volta, mas à medida que as semanas passam (geralmente cerca de dois meses), o seu tamanho vai diminuindo, atingindo o seu tamanho e forma finais (semelhante a um morango "selvagem"). Terá de ajustar a placa do dispositivo de recolha com base nas novas dimensões (1 a 2 mm em torno do estoma).

Tenha o cuidado para não confundir com estenose.

A estenose do estoma é uma contração anormal do seu tamanho (a pele começa a cobrir o intestino e só se pode ver um único ponto e a urina emerge sempre sob pressão, etc.). Neste caso deve consultar imediatamente um médico, para ser avaliado por um profissional (a situação pode por exemplo ser devida ao aparecimento de cristais na urina).

Estas são complicações específicas do bypass da bexiga. A zona peri estomal muda (uma aparência avermelhada, inchada e manchada). Estas são incrustações duras e dolorosas que fecham o estoma e podem causar estenose. Muitas vezes devido ao consumo insuficiente de líquidos, a urina fica infetada, o pH é alcalino (acima de 7), e existe a presença de um forte odor.

São possíveis tratamentos diferentes, por favor consulte o seu enfermeiro ou médico.

Está presente em grandes quantidades quando se tem o procedimento Bricker pela primeira vez, dando à urina um o aspecto de "neve" com depósitos como clara de ovo e um odor particular. Isto é normal, o segmento intestinal está vivo e continua a segregar o muco, que contém germes intestinais que não são prejudiciais e só devem ser tratados se houver febre alta e mudança na condição de saúde da pessoa. O muco irá diminuir e por vezes desaparecer durante alguns meses, mas pode ficar presente, quer seja ou não visível a olho nu.

É a projeção externa total ou parcial do segmento intestinal. Pode ser devido a uma tensão acidental ou acontece espontaneamente. Embora invulgar na aparência, não é perigoso, mas tenha o cuidado de não ferir o intestino durante os cuidados ou com o dispositivo. Deverá consultar o seu enfermeiro ou médico para proceder a uma avaliação.

Em redor do estoma aparece por vezes uma projeção mais ou menos pronunciada que causa desconforto no sistema (fuga) ou problemas estéticos (visíveis debaixo da roupa). Por favor, consulte o seu enfermeiro ou médico.

Questões relacionadas com urina


Não, porque a urina turva não revela necessariamente urina infetada. A urina proveniente de um bypass de Bricker é frequentemente turva devido à presença de muco segregado pelo tracto intestinal. Isto produz um depósito branco, tipo algodão em suspensão na urina. Um simples excesso de muco é o suficiente para tornar a urina nublada. No entanto, a urina pode por vezes ser "salgada", concentrada e ter odor intenso.

Isto pode ser devido a:

  • Desidratação ou hidratação insuficiente (não está a beber água o suficiente)
  • Uma possível infecção, que geralmente pode ser evitada por uma bons cuidados preventivos
  • Infeção do trato urinário: A contaminação da urina é mais frequente, porque o cateter é um meio de cultura de germes. As mudanças regulares do cateter podem reduzir o risco.

Nota: A presença de um cateter no ureter pode, em determinadas circunstâncias, causar uma cor violeta no saco.

A solução mais simples é beber um copo de água regularmente, de modo a que beba cerca de 1,5 a 2 litros todos os dias, além da água que bebe às refeições.

Estas quantidades devem ser aumentadas em caso de transpiração ou diarreia. A urina alcalina pode frequentemente ser reconhecido devido ao seu forte odor. Para a acidificar, pode-se beber sumo de ameixa ou de amora. Para reduzir odores, considere mudar o saco regularmente, a cada 1 ou 2 dias. Certifique-se sempre de que não tem uma infeção do trato urinário. No caso de um bypass de Bricker, o muco também pode ser responsável por odores.

A produção de sangue na urina (hematúria) é um acontecimento relativamente frequente que geralmente causa algum receio. A hemorragia pode ser devida a diferentes causas, é importante identificar a causa com a finalidade de adotar o tratamento mais eficaz:

  • Origem local: O mais frequente e o mais simples. Normalmente é uma hemorragia do próprio estoma, devido à fragilidade da mucosa, uma ferida, uma ulceração ou depósitos de cristais.
  • Origem renal: A pedra nos rins, a infeção ou um pólipo pode ser origem do sangue na urina. O cateter de ureterostomia pode também causar ocasionalmente microtraumatismo nas papilas renais se está inserido com demasiada profundidade.
  • Origens medicamentosas ou alimentares: Certos medicamentos ou alimentos (tais como beterrabas) podem colorir a urina. 
  • Anticoagulantes podem causar hemorragias, razão pela qual se deve verificar regularmente o seu nível de coagulação para que o seu médico possa adaptar e ajustar o seu tratamento.

Em qualquer caso, não entre em pânico, mas não hesite em consultar o seu médico ou enfermeiro de estomaterapia, que irão orientá-lo e ajudá-lo a encontrar a causa e a solucionar o problema.

Ter uma urostomia não significa que tenha de seguir uma dieta específica, a alimentação deve permanecer um prazer. A melhor maneira de permanecer saudável é ter uma boa higiene alimentar, tentar comer regularmente, lenta e calmamente. Saiba que alguns alimentos podem colorir a urina (por exemplo, beterraba) ou dar-lhes um odor específico (espargos ou couve).

Uma regra importante é beber muita água todos os dias (entre 1,5 litros a 2 litros). Especialmente no caso de uma urostomia cutânea trans-ileal em que a saída pode conter muco e bloquear os cateteres. Beber água poderá evitar um bloqueio. Pode beber café, chá, sumos, independentemente do seu consumo diário de água. Pode beber álcool com moderação. Tenha em atenção que o sumo de ameixa ou sumo de arando tornam as urinas mais ácidas.

Se for convidado para uma reunião, uma festa ou um jantar... com o equipamento adequado, poderá desfrutar plenamente do evento, uma vez que a maioria dos locais tem uma casa de banho, permitindo-lhe esvaziar o seu saco quando necessário. Para que não tenha de esvaziar o seu saco com demasiada frequência, evite beber demasiado. Se necessário, poderá usar um saco de urina "de perna".