Pele O QUE DEVE SABER

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Funções da pele

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele cobre uma área praticamente equivalente a 2 metros quadrados e pode pesar até 10 kg. Atua como barreira protetora face ao ambiente externo ao mesmo tempo que mantém a homeostasia interna.

Importância social: define a aparência e a identificação de uma pessoa

Proteção: barreira de proteção contra o ambiente externo, por exemplo lesões químicas ou mecânicas, radiação ultravioleta e mantém a homeostasia interna 

Sensibilidade: é sensível à dor, ao toque, à pressão e à temperatura 

Regulação térmica: efetua a regulação térmica através da constrição e dilatação dos vasos sanguíneos e das suas glândulas sudoríparas

Metabolismo: efetua a síntese da vitamina D (metabolismo cálcio e fosfato) na presença da luz solar 

Anatomia da pele

A pele é composta por duas grandes camadas, a epiderme e a derme que se sobrepõem a uma camada adiposa designada hipoderme (tecido subcutâneo). Tanto a epiderme como a derme são igualmente compostas por subcamadas. A área que junta a epiderme e a derme designa-se junção derme-epiderme. Essa área é responsável pela troca de oxigénio, nutrientes e substâncias tóxicas entre a derme vascularizada e a epiderme não vascularizada.

Epiderme

A epiderme é um epitélio escamoso de várias camadas córneas cuja espessura varia entre os 0,03 e os 0,05 milímetros constituída por queratinócitos em diferentes fases de diferenciação das camadas mais profundas às mais superficiais. À medida que os queratinócitos se dividem, movem-se da camada mais profunda para as camadas mais superficiais. Quando atingem a camada córnea (a camada mais externa) são eliminados no processo de renovação da epiderme, por exemplo após o banho ou após coçar. Este processo designa-se por "descamação". A renovação completa da epiderme ("renovação da pele") demora aproximadamente 2 meses.

Derme

Quando comparada com a fina epiderme, a derme é uma rede complexa que compreende componentes celulares e acelulares. Contém vasos sanguíneos, nervos, raízes de pelos e glândulas sudoríparas. Estruturalmente, a derme é constituída por duas subcamadas, a derme papilar superficial e a derme reticular profunda. A rede vascular da derme papilar fornece oxigénio e nutrientes à epiderme. O colagénio, encontrado principalmente na derme reticular, é a principal proteína estrutural da derme, assegurando à derme a sua durabilidade. A elastina, outra proteína estrutural importante na derme, fornece à pele a sua elasticidade.

Os fibroblastos são as células mais importantes da derme e são responsáveis pela síntese e pela degradação das proteínas dérmicas (colagénio e elastina). Outras das células que é possível encontrar na derme são os macrófagos e os linfócitos. Estas células fazem parte do sistema imunitário da pele

Hipoderme (tecido subcutâneo)

A hipoderme forma a base da epiderme e da derme e é principalmente constituída por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Contém vasos sanguíneos e nervos de maior dimensão face aos que se encontram na derme. O objetivo da hipoderme é sobretudo isolar e proporcionar um armazenamento de energia.