Compliance na B. Braun Código de Conduta

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

PRINCÍPIOS

De acordo com a estratégia empresarial, o grupo B. Braun adotou uma política de legalidade e responsabilidade empresarial no âmbito dos seus princípios de gestão empresarial e responsabilidade social. 

Como norma mínima, espera-se que cada uma das empresas do Grupo B. Braun cumpra as leis aplicáveis e todos os outros regulamentos existentes nos países onde assume atividade.

Em Portugal, a B. Braun trabalha diariamente no controlo e respeito das normas do Grupo, assim como, as leis e regulamentação legal vigente no país.

De acordo com a mais recente norma DL 5/2017 e com adoção de políticas regulamentadas pela APORMED (MEDTECH Europe), da qual a B. Braun é associada, o HealthCare Compliance torna-se um forte aliado às políticas de Compliance de todo o Grupo.

O compromisso do grupo B. Braun implica não só o cumprimento das leis e requisitos legais, como também a aplicação de valores éticos como a integridade, a justiça e a sustentabilidade do Grupo B. Braun.

Desta forma garantimos que os comportamentos são transparentes em todo o Grupo B. Braun, a nível interno e externo.

B. Braun Melsungen AG - Conselho de Administração

1. CONFLITO DE INTERESSES

Assseguramo-nos de que os interesses privados não interferem com os interesses da nossa empresa. 

Um conflito de interesses surge quando os interesses privados de um colaborador interferem ou "entram em conflito" com os seus deveres enquanto funcionário da B. Braun. O Grupo B. Braun reconhece e respeita os interesses e as atividades privadas dos seus colaboradores. No entanto, o Grupo B. Braun espera uma fidelidade plena de todos os seus funcionários. Os colaboradores não podem envolver-se em atividades que possam entrar em conflito com os negócios do Grupo B. Braun e que possam interferir com as responsabilidades profissionais que lhe estão atribuídas, que devem, em todos os momentos, ser desempenhadas de forma a proteger os melhores interesses da B. Braun. Os colaboradores não podem usar o respetivo cargo dentro da B. Braun, nem as informações ou os ativos da B. Braun, para obter ganhos pessoais ou beneficiar indevidamente terceiros. Para evitar os riscos associados aos conflitos de interesses, incluindo os que possam surgir, os colaboradores do Grupo B. Braun encontram-se obrigados a comunicá-los, quer sejam reais ou potenciais, ao seu responsável direto ou ao Compliance Officer, que analisará e resolverá o conflito conforme necessário.

2. PROPRIEDADE DA EMPRESA E SEUS ATIVOS

Protegemos a propriedade, os ativos e as oportunidades de negócio da nossa empresa, incluíndo, entre outros, o know-how, as patentes, marcas comerciais, o património imóvel e os equipamentos de trabalho. 

Os ativos do Grupo B. Braun foram conseguidos através do esforço e da dedicação dos colaboradores da B. Braun. Espera-se que todos eles protejam e preservem a propriedade da empresa assim como os seus ativos, de forma a garantir e a promover a continuidade do nosso sucesso e o desenvolvimento sustentável do Grupo B. Braun.

3. PROTEÇÃO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS 

Protegemos toda a informação empresarial e comercial da nossa empresa mantendo o sigilo de todas as informações confidenciais. Classificamos como estritamente confidencial toda a informação empresarial e comercial da nossa empresa.

Quando é necessário divulgar informações confidenciais aos nossos parceiros de negócios, exigimos que estes mantenham a confidencialidade dessas informações. Todos os documentos e outros suportes de dados que incluam dados empresariais ou comerciais devem ser especialmente protegidos contra qualquer acesso não autorizado. Protegemos os dados pessoais dos nossos colaboradores contra a divulgação não autorizada. Os dados pessoais dos nossos colaboradores são tratados com especial cuidado e em conformidade com todas as normas aplicáveis. Tomamos precauções rígidas para proteger os dados confidenciais e pessoais, recorrendo a medidas organizacionais e processuais específicas que nos permitem evitar o acesso, utilização e processamento não autorizados. 

4. IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E CONDIÇÕES DE TRABALHO JUSTAS

Respeitamos a diversidade e as nossas decisões ao nível de contratação, emprego e negócios, nunca têm por base considerações relativas a raça, idade, aparência, origem étnica, género, religião e ideologia, deficiência, orientação sexual ou qualquer outra característica protegida por lei. 

O Grupo B. Braun reconhece a sua responsabilidade no âmbito do cumprimento e promoção dos direitos humanos e rege-se pelas normas laborais fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A B. Braun considera que a diversidade cultural é um ativo da empresa. A diversidade e a igualdade de oportunidades fazem ambas parte da nossa filosofia e representam elementos importantes para o nosso sucesso no mercado global. A força de trabalho diversificada do Grupo B. Braun é um dos nossos maiores ativos e motiva o reforço da nossa reputação mundial enquanto empregador atrativo. A nossa política de Recursos Humanos foi concebida para atrair e reter os candidatos mais competentes e as nossas práticas de emprego estruturadas para garantir a igualdade de oportunidades em conformidade com a lei e incluindo aspetos que vão além da conformidade legal, de forma a criar um ambiente de respeito por todos os colaboradores e clientes em todas as localizações onde a B. Braun realiza negócios. 

5. PROTEÇÃO DO AMBIENTE

Assumimos um compromisso para com a sustentabilidade ambiental. O nosso objetivo é garantir a preservação do ambiente para as gerações atuais e futuras. 

No mínimo, cumprimos todas as normas legais e internacionais relativas aos regulamentos de proteção do ambiente. Além do cumprimento da lei, respeitamos o meio ambiente e usamos os recursos naturais com moderação. Associamos a responsabilidade ambiental à conservação da energia para produzir produtos de classe mundial. 

6. SEGURANÇA DOS NOSSOS COLABORADORES 

Assumimos um compromisso para com a criação e manutenção de um ambiente de trabalho seguro para os nossos colaboradores. A Direção e os colaboradores estão empenhados em garantir a segurança e produtividade das operações. 

Os responsáveis têm de assegurar que é prestada a devida formação aos colaboradores em todos os procedimentos de segurança aplicáveis às suas funções. Todos os colaboradores têm de comunicar, imediatamente, ao seu responsável direto qualquer caso de abuso de substâncias que causam dependência, intimidação, violência ou assédio. Serão tomadas as medidas adequadas. Ao trabalharmos em conjunto, os nossos procedimentos de trabalho e saúde permitem garantir os mais elevados padrões de segurança. 

7. PREVENIR A CORRUPÇÃO E OS SUBORNOS 

Assumimos um compromisso relativo a alcançar os mais elevados padrões de comportamento nas nossas práticas comerciais em todo o mundo. Não oferecemos benefícios nem vantagens ilegais ou injustificadas. Da mesma forma, não aceitamos tais benefícios ou vantagens. 

O setor de saúde é altamente regulamentado. Qualquer conduta incorreta pode originar consequências negativas muito graves. Na B. Braun, evitamos esse tipo de comportamentos através da incorporação da integridade e dos métodos justos em todas as nossas atividades. Cada um dos colaboradores da B. Braun é responsável por prevenir a corrupção e não pode, sob circunstância alguma, oferecer, prometer, pagar nem autorizar qualquer valor ilegítimo, nem aceitar vantagens injustas (nomeadamente em dinheiro, bens ou serviços), para obter ou manter uma vantagem ilegítima no âmbito dos negócios da empresa. Esta regra é aplicável a todas as relações empresariais, incluindo os parceiros de negócios e todos os outros terceiros que ajam por nossa conta. Os pedidos de terceiros para donativos de caridade, fundos para programas educacionais ou doações de produtos apenas serão autorizados nos termos das disposições legais e das políticas em vigor na B. Braun. Desta forma, garantimos que todas as ofertas são independentes de qualquer pressão comercial e que são documentadas, transparentes e compatíveis com o justo valor de mercado. Se não conseguirmos assegurar a justiça de alguma iniciativa, não a levaremos a cabo. 

8. CONCORRÊNCIA JUSTA E PRÁTICAS COMERCIAIS LEAIS 

O nosso objetivo é marcar a diferença em relação aos nossos concorrentes de forma justa e honesta, através de um desempenho superior e nunca com recurso a práticas comerciais antiétivas ou ilegais. O Grupo B. Braun cumpre todas as leis nacionais e internacionais relativas ao controlo comercial e legal. 

Usamos práticas comerciais leais com os nossos clientes, concorrentes, doentes, autoridades governamentais e colaboradores. Promovemos a livre concorrência com justiça e transparência. Confiamos na qualidade dos nossos produtos e serviços e rejeitamos as práticas de mercado injustas ou ilegais, nomeadamente todas as práticas de conluio ou aparência de conluio com parceiros de negócios com o objetivo de distorcer a livre concorrência.Na qualidade de empresa global, a B. Braun cumpre as leis de todas as jurisdições nas quais tem atividades, além de cumprir todos os requisitos internacionais. Algumas jurisdições, bem como as Nações Unidas, promulgaram restrições de exportação e comércio, incluindo embargos, que respeitamos. A B. Braun está empenhada no combate à criminalidade organizada e ao financiamento do terrorismo, realizando negócios apenas com parceiros comerciais que se encontrem em situação de conformidade legal.

9. SEGURANÇA DOS PRODUTOS E QUALIDADE

Desenvolvemos, produzimos e distribuimos produtos e serviços de alta qualidade, segurança e fiabilidade. A nossa prioridade é a segurança dos doentes. 

Os nossos produtos e serviços foram concebidos para proteger e melhorar a saúde dos doentes. Os nossos produtos cumprem todos os requisitos legais e administrativos assim como as nossas diretrizes de segurança e qualidade internas. Monitorizamos continuamente os nossos processos de produção de acordo com a legislação e as políticas e procedimentos internos.  Os nossos clientes podem confiar na segurança, na fiabilidade e na elevada qualidade dos nossos produtos. A satisfação do consumidor é a base do nosso sucesso empresarial sustentável. Os colaboradores do Grupo B. Braun empenham-se na qualidade dos produtos e serviços com o objetivo de manter a confiança dos nossos clientes e promover a segurança e a satisfação dos doentes.Todas as empresas do Grupo B. Braun implementam medidas de salvaguarda adequadas para garantir a conformidade com todas as normas de qualidade e para que todas as reclamações sejam registadas e resolvidas atempadamente. 

10. SHARING EXPERTISE

Sharing Expertise é a promessa da B. Braun no sentido de partilhar, expandir sistematicamente e utilizar efetivamente as suas competências médicas e o seu conhecimento ao nível da saúde - num diálogo com os clientes e parceiros que é caracterizado pela proximidade e conformidade.

Para os nossos colaboradores, "Sharing Expertise" significa contribuir e desenvolver constantemente as suas próprias competências e as competências da nossa empresa. A interação contínua com os parceiros de negócios externos permite-nos reconhecer as necessidades da comunidade médica e trabalhar com todos os profissionais de saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes. 

PROGRAMA E PROCEDIMENTO DE CONFORMIDADE

A Administração de cada uma das empresas do Grupo B. Braun é responsável por estabelecer, manter e melhorar continuamente um Programa de Compliance, de acordo com as políticas da empresa e com todas as regras e normas da jurisdição local aplicáveis em cada caso. O Compliance deve incluir uma comissão local, a nomeação de um Compliance Officer, a divulgação e formação neste Código de Conduta, a monitorização contínua das políticas da empresa e a criação de canais de comunicação que incentivem os colaboradores a denunciar todas as suspeitas de incumprimento do Código de Conduta ou da lei. Trabalhamos numa indústria altamente regulamentada que exige o cumprimento rigoroso de leis, regras, normas e regulamentos que podem ser complexos. Este Código estabelece uma orientação com o objetivo de evitar situações de incumprimento durante a realização de negócios de forma justa e em conformidade legal.

O incumprimento pode originar danos ao nível da reputação e penalizações graves para o colaborador e para a empresa.

Para garantir a conformidade, os colaboradores ficam obrigados a denunciar todas as suspeitas de incumprimento do Código de Conduta ou da lei. Estão criados canais de comunicação adequados, que são geridos pelo Compliance Officer. Todos os relatórios sobre suspeitas de incumprimento serão investigados adequadamente e serão tomadas as medidas corretivas necessárias. O Grupo B. Braun proíbe que haja qualquer retaliação contra um colaborador por este denunciar uma situação de incumprimento de boa-fé.