Actreen® AUTOCATETERES bons para si e para o ambiente

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Não se esqueça do oceano  

Nos últimos 50 anos, a consciência ecológica aumentou: por boas razões, como podemos ver no vídeo. Além do aquecimento global, a próxima questão urgente é a poluição dos oceanos. E é aqui que podemos agir para o futuro.

A concentração de resíduos plásticos levou à criação de um genuíno sétimo continente. Ao contrário dos materiais orgânicos, o plástico nunca "desaparece" na natureza, acumula-se no meio ambiente, principalmente nos oceanos.1 Cerca de 80% dos resíduos marinhos provêm de atividade em terra.2 Por exemplo, uma fralda descartável ou uma garrafa de plástico podem levar até 500 anos até se transformarem em pedaços microscópicos.

Hoje, os plásticos matam 1,5 milhões de animais por ano e, em 2050, cerca de 99% dos animais marinhos terão comido plástico.3 Assim, os resíduos tornaram-se um elemento da cadeia alimentar humana, uma vez que partículas foram encontradas em mexilhões, caranguejos e peixes.4

O que é que estes números têm a ver com o uso do seu cateter?

Usar cinco cateteres por dia é inevitável para si5: os cateteres intermitentes pertencem à sua rotina diária e ajudam-no a facilitar a sua vida. No entanto, após a utilização, não passam de resíduos plásticos. Mas pode controlar os resíduos que produz. 

Exemplo de cálculo do uso de cateteres intermitentes durante um ano.

Embora os cateteres sejam todos iguais, há pequenas variações que têm influência no nosso ambiente. A escolha do cateter que vai utilizar é sua e essa escolha pode fazer a diferença porque os modelos de cateter variam em:

  • peso
  • material da embalagem
  • quantidade de partes de plástico e sua reciclabilidade.6

O design ecológico junta-se com a inovação

Por isso, cabe-lhe a si decidir por um cateter que seja confiável e que lhe ofereça o conforto de que necessita. Descubra a gama Actreen® – segurança, eficiência e facilidade de utilização7, tornando a sua pegada ecológica menor.6  

As vantagens ecológicas de Actreen®

Material de cateter amigo do ambiente

A gama Actreen® é feita de TPO (poliolefina termoplástica) que é um polímero quimicamente resistente e não contém plastificantes. Tem, portanto, menos lixiviáveis e extratáveis do que o PVC macio e não tem látex nem PVC.6

Mais leve

Como o TPO tem uma densidade inferior à do PVC, é necessário menos material para produzir um cateter.8 Isto leva a uma redução do consumo global de materiais e de resíduos plásticos.

Fácil de reciclar

Menos material e menos componentes são a chave para uma reciclagem mais fácil. Em comparação com os principais produtos concorrentes, o Actreen® tem menos peças e não tem alumínio nem plástico duro, ambos mais complicados de reciclar.6

Gestão de resíduos sem tóxicos

Quando incinerado, o material plástico PE da Actreen® não liberta compostos tóxicos para o ar. O processo é livre de poluição atmosférica.

Como é que os cateteres afetam os seus resíduos de casa de banho?

Uma das principais diferenças mensuráveis entre a gama Actreen® e os outros cateteres intermitentes é a dramática redução dos resíduos de casa de banho. Devido ao seu desenho ecológico, o volume do produto é claramente reduzido. Veja como a diferença é realmente grande.6

Calcule os resíduos produzidos

Bolsas Actreen®

Outro passo no caminho da sustentabilidade

É ativo e está sempre fora de casa e por isso não quer estar a pensar em como transportar os seus cateteres. Por conseguinte, recebe uma bolsa gratuita com cada embalagem de Actreen®, na qual pode facilmente transportar os seus cateteres. Porque para onde quer que vá, quer estar preparado - a qualquer momento.

water-repellent pouches

Demos mais um passo no sentido de tornar Actreen® mais sustentável, criando uma nova geração de bolsas. Em comparação com as anteriores, agora são feitas de papel com um revestimento especial em PVC. Este revestimento assegura a impermeabilização e pode utilizá-los várias vezes, mesmo num ambiente húmido.

Assim, conseguimos reduzir significativamente a quantidade de PVC das bolsas e mantê-las duráveis - para cada versão: 

less pvc than the former pouches

Devido à baixa percentagem de PVC (comparado com sacos de PVC a 100%), este material não produz toxinas quando é incinerado. Isto significa uma maior sustentabilidade e marca o nosso caminho comum para uma Actreen® mais "verde".

Ser amigo do ambiente está no ADN da Actreen®

Rebobinando até ao início da história Actreen® vemos que o cateter tem um design ecológico desde o início. A primeira geração de produtos foi desenvolvida em 2004 e tem sido continuamente melhorada desde então.

O compromisso da B. Braun com o sistema de gestão ambiental (ISO 14001 SGA) começou logo em 2004.

O que significa tudo isto para si?

Actreen® é mais do que apenas um cateter conveniente e confortável: Ele reduz diretamente os resíduos da sua casa de banho e ajuda a poluir menos os oceanos.6,7,9 Porque uma grande quantidade de todos os resíduos plásticos que produzimos se junta no oceano, é importante gerar o mínimo de lixo possível. Cabe-lhe a si caminhar na direção certa.

Tudo isto é possível porque Actreen® é:

  • o produto mais leve e, por isso, o melhor para a gestão de resíduos em termos de peso e volume. 6
  • feito de poliolefina termoplástica, amiga do ambiente. 8
  • desenhado com poucas peças e, portanto, amplamente reciclável. 6
  • protegido com uma embalagem de película de polietileno (PE) reciclável.

Estas vantagens são boas para si e boas para o ambiente.6,9

Vamos agir agora para o futuro - com Actreen®!

Bibliografia

1. https://www.eea.europa.eu/fr/signaux/signaux-2014/gros-plan/des-ordures-dans-nos-oceans (04.11.2020)
2. https://www.ecologique-solidaire.gouv.fr/dechets-marins (04.11.2020)
3. https://www.novethic.fr/actualite/environnement/pollution/isr-rse/danger-plastique-les-chiffres-chocs-de-ce-fleau-planetaire-146770.html (04.11.2020) 
4. https://www.worldoceannetwork.org/wp-content/uploads/2017/05/03-fr-la-pollution-marine-et-notre-sant%C3%A9.pdf (04.11.2020)
5. Block B. et al. EAU Guidelines in Neuro-Urology. Neuro Urology, March 2016. https://uroweb.org/wp-content/uploads/EAU-Guidelines-Neuro-urology-2016-1.pdf 
6. F. Bouton EVEA, 16 May 2017. Environmental comparison between Actreen® Hi-Lite range and competitor products. External Report. Data on file.
7. Satisfaction survey completed by 198 Actreen® Hi-Lite users in France, November 2016. Results: Discretion rated 79 percent, easy usage rated 93 percent. 
8. Xiong Wang and al. Toughened High-Flow Polypropylene with Polyolefin-Based Elastomers, Polymers (Basel). 2019 Dec; 11(12): 1976. doi: 10.3390/polym11121976 page 2
9. Rew M., Lake H. A survey of short- and long-term pre-lubricated intermittent catheters. Br J Nurs. 2013 Oct 10-23; 22(18): 12, 14-18. doi: 10.12968/bjon.2013.22.Sup18.page12.