Cateterização masculina

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Ao seu lado em qualquer lugar e em qualquer momento

Hoje em dia, os homens que sofrem de perturbações urinárias e que precisam de usar cateteres urinários, procuram produtos que sejam discretos, simples e prontos a usar, totalmente adaptados às suas actividades diárias. A nossa gama Actreen® Hi-Lite foi totalmente concebida de modo a contribuir para facilitar a sua vida em qualquer lugar e a qualquer momento.

Cateterização masculina

Procedimento

Preparação

  • Antes de iniciar o seu cateterismo urinário, verifique se o produto está intacto e certifique-se de que o lubrificante está uniformemente espalhado sobre o cateter, tocando no cateter sobre a embalagem plástica. 
  • Lave cuidadosamente as mãos com água e sabão.
  • Coloque-se confortável, quer esticando as pernas, quer em posição sentada ou em pé.
  • Limpe a sua parte íntima com água e um produto de lavagem adaptado.
  • Depois de puxar o prepúcio para trás, limpe primeiro cada lado da glande e termine com os lábios. 

Nota: Por razões de segurança e higiene, aconselhamos que utilize o produto logo após a abertura.

Cateterização

  • Com uma mão, segurar o pénis para cima a fim de reduzir a curvatura da uretra.
  • Com a outra mão, inserir suavemente o cateter na uretra até que a urina comece a fluir.
  • Se estiver a utilizar um cateter Tiemann, deve mantê-lo na posição vertical (consultar marca na parte superior do contetor).
  • Deixe a urina escorrer até o esvaziamento estar completo.
  • Quando o fluxo de urina parar, pressionar para baixo na parte inferior do abdómen para garantir uma drenagem completa.
  • Em seguida, remover suavemente o cateter.
  • Descarte o seu set/conjunto ou cateter de acordo com os regulamentos em vigor.
  • Lavar bem as mãos. 

Faça a sua escolha

Conheça as características

Cath ou Set

Para cateterização num espaço interior, recomendamos a utilização do nosso cateter Actreen® Hi-Lite Cath pronto a usar que foi concebido para ser utilizado em condições assépticas, removendo o cateter da sua embalagem pelo conector. Além disso, tendo uma forma de conetor única, permite um manuseamento fácil durante a utilização graças ao sistema no-touch (sem contacto) que está integrado no cateter.

Para manter as suas actividades diárias ao ar livre, o Actreen® Hi-Lite Set poderia ser o cateter mais apropriado. Graças à sua conceção e ao saco de urina integrado presente no cateter, poderá proceder à sua cateterização em qualquer altura sem precisar de recorrer a sanitas. Além disso, com uma válvula anti-refluxo integrada no saco, evita quaisquer fugas durante o armazenamento e pode ser esvaziado facilmente graças ao seu canto rasgado.(3)

O sistema no-touch no cateter permite uma cateterização segura, evitando qualquer contaminação do cateter.

Pontas cateteres

Nelaton

Conhecido como cateter standard, o cateter Nelaton tem uma ponta arredondada macia que proporciona uma grande flexibilidade graças à sua extremidade proximal direita. O cateter de Nelaton tem dois olhos laterais para drenagem. (4)

Tiemann

O cateter Tiemann tem uma ponta ligeiramente curvada e tem até três olhos de drenagem. Na maioria das vezes, este tipo de cateter é utilizado por doentes que têm um trajeto uretral estreito ou obstrução prostática. Durante a cateterização, o cateter Tiemann proporciona uma estabilidade direcional e permite uma inserção fácil, especialmente em áreas obstruídas. (4)

Conectores e tamanhos de cateteres

As cores dos conetores do cateter são geralmente padronizadas e estão relacionadas com o tamanho do cateter. O diâmetro externo de um cateter intermitente é medido na escala de Charrière (CH). O seu urologista escolherá o diâmetro do cateter, de forma a que este seja suficientemente grande para permitir uma drenagem completa da urina sem causar qualquer dano à uretra. Na maioria das vezes, o tamanho dos cateteres que são atribuídos ao uso masculino, são de CH12 a CH14. Por vezes, são utilizados tamanhos maiores quando é necessário tratar de estrangulamentos.(4) Os cateteres masculinos Actreen® estão disponíveis de CH8 a CH18. Os seus conetores universais adaptam-se a todos os tipos de sacos de urina. 

Escolha Actreen®

Soluções B. Braun

Referências:

1. Dr Auger et al. Effect of short-term exposure to two hydrophilic-coated and one gel prelubricated urinary. Paris, Hopital Cochin Minerva Urologica e nefrologica, 2007;59(2):115-124

2. Report N°7.5AC059.2 -Data on file

3. Report n°7.5.AB.054.1 - Data on file

4. S. Vahr.et.al. Evidence-based Guideline for Best Practice in Urological Health Care, Catheterisation, Urethral intermittent in adults, 2013