Nenhum resultado encontrado.
Conteúdo
Encerrou sessão com sucesso.
Ainda não está registado?
Retenção urinária
A retenção urinária é a incapacidade de esvaziar completamente a bexiga. Algumas pessoas têm um fluxo urinário reduzido com fluxo intermitente, esforço, sensação de micção incompleta e hesitação. Isto significa que há um atraso entre o momento em que tentam urinar e o início do fluxo. Uma solução possível pode ser a cateterização urinária intermitente, realizada pelo próprio doente ou por outra pessoa, como um enfermeiro ou familiar. Este procedimento permite ao doente esvaziar a bexiga e também ajuda a proteger os rins contra danos.
A cateterização intermitente é considerada um método eficaz de esvaziamento da bexiga e permite ao doente ter independência e ainda melhorar a sua qualidade de vida. Nos últimos anos, a cateterização intermitente (CI) tornou-se a terapia preferencial para tratar doentes com disfunção neurogénica da bexiga que têm patologias como paraplegia, espinha bífida ou esclerose múltipla.
O principal benefício da CI é que preserva a função corporal de encher e esvaziar a bexiga alternadamente. Permite estabilizar a integridade estrutural da camada interna da bexiga (urotélio), protege a anatomia do trato urinário e promove o fluxo sanguíneo no tecido da bexiga. Tudo isto permite reduzir a probabilidade de infeções do trato urinário. [1,2]
A autocateterização intermitente é uma solução viável para pessoas que apresentam disfunção neurológica urinária. Tenha em atenção que a autocateterização intermitente só deve ser realizada sob aconselhamento médico e apenas de acordo com as instruções fornecidas.
A pessoa deve introduzir o cateter na bexiga para o esvaziar. O cateter é removido imediatamente após a drenagem completa da bexiga. Em cada cateterização, tem de ser utilizado um cateter novo. [3]
A autocateterização pode dar ao doente o controlo da sua bexiga e ajudar a reconstruir a sua autoconfiança à medida que se torna independente da família e de cuidados médicos. Além disso, a autocateterização pode prevenir infeções do trato urinário se utilizada corretamente, uma vez que a bexiga é drenada eficazmente e esvaziada completamente.
Cada pessoa é diferente. Deve discutir as suas necessidades e hábitos individuais, as horas do dia em que deve realizar cateterização e como tudo se adapta melhor ao seu estilo de vida com o apoio do seu profissional de saúde.
Crianças com disfunção neurogénica da bexiga podem ser cateterizadas pelos pais ou com o apoio de um serviço de cuidados profissionais, antes de iniciarem a autocateterização. Tanto as crianças como os seus pais devem ser cuidadosamente educados e treinados em cateterização intermitente por profissionais de saúde, especialmente se as crianças ainda forem muito jovens para o fazerem sozinhas. A idade em que uma criança pode iniciar a autocateterização dependerá do seu próprio desenvolvimento e confiança. Os cateteres de 2,0 a 2,7 mm de diâmetro (CH06 a CH08) são tipicamente utilizados em lactentes e crianças pequenas.