Nenhum resultado encontrado.
Conteúdo
Encerrou sessão com sucesso.
Ainda não está registado?
Função e tipos
A palavra grega stoma traduz-se literalmente como boca e refere-se a uma abertura criada artificialmente no corpo para um órgão oco. Esta abertura cirúrgica é frequentemente encontrada no abdómen para remover resíduos corporais (fecais ou urina). Em muitos casos, a criação de um estoma é a última solução que pode aliviar a doença, obstrução ou dor. Os estomas também são chamados de ostomias e existem diferentes tipos.
Acabou de saber que precisa de um estoma? Trata-se muito provavelmente da solução para a sua condição clínica.
Diferentes tipos de estoma
Existem diferentes estomas, dependendo do órgão afetado e do tipo de cirurgia. Uma abertura cirúrgica do trato urinário, uma urostomia, é geralmente permanente. Os estomas no trato digestivo, colostomias ou ileostomias, podem ser permanentes ou são criados por um período temporário e depois revertidos. Poderá necessitar de uma colostomia ou ileostomia temporária se parte do seu cólon precisar de tempo para cicatrizar após lesão, trauma ou uma doença subjacente. Neste caso, o fluxo de saída do trato digestivo é preservado. No entanto, por vezes, um estoma permanente é inevitável.
Ostomia no trato digestivo
Uma colostomia é uma abertura cirúrgica na superfície do abdómen criada para desviar as fezes através de um orifício no cólon fixa na parede abdominal. É criada uma ileostomia a partir do intestino delgado, o íleo, para contornar o recto ou cólon.
É feita uma distinção entre uma colostomia direita ou ascendente, uma colostomia transversal ou uma colostomia esquerda, incluindo a colostomia descendente ou sigmoide. Dependendo da posição do estoma, a consistência das fezes varia de líquida (colostomia ascendente perto do íleo ou colostomia direita) a semilíquida até às fezes formadas (colostomia sigmoide ou esquerda).
Os estomas são criados para desconectar a parte distal do trato digestivo ou urinário, por exemplo, porque tem de ser removido ou precisa de tempo para cicatrizar. Convidamo-lo a assistir ao vídeo para compreender o funcionamento saudável do trato digestivo e possíveis disfunções que levam à criação de um estoma.
Ostomia no trato urinário
Os rins do trato urinário filtram o sangue e produzem urina, que é depois passada através dos ureteres para a bexiga. A bexiga funciona como um reservatório de urina e é esvaziada pelo esfíncter. O esvaziamento voluntário completo só é possível se os músculos e os nervos na parede da bexiga estiverem a funcionar corretamente.
Uma urostomia é uma abertura cirúrgica feita para drenar a urina dos rins, depois de uma parte do trato urinário ter sido danificada (por exemplo, cancro da bexiga, trauma). Existem dois tipos principais de urostomias:
Após a cirurgia de ostomia, terá de utilizar um saco de ostomia. Um saco de ostomia é um saco de plástico removível que é selado à pele peri estoma para recolher o efluente do trato digestivo ou urinário. Existem muitos tipos diferentes de sacos que podem ser utilizados dependendo dos tipos de ostomia, condições e preferências individuais.
O seu estoma, o início de uma nova vida