Nenhum resultado encontrado.
Conteúdo
Encerrou sessão com sucesso.
Ainda não está registado?
Ter uma colostomia
Se tiver sido submetido a uma cirurgia de colostomia, terá de utilizar um saco de ostomia. O seu enfermeiro de estomaterapia irá explicar-lhe como lidar com o seu estoma e a sua nova condição. Com o tempo, será capaz de usar e mudar o seu saco sozinho, permitindo-lhe uma maior independência.
Após a cirurgia, é geralmente prescrito um saco transparente ou um saco com janela de inspeção para apoiar o posicionamento do saco e a inspeção do estoma. Existem muitos dispositivos de ostomia diferentes. O seu enfermeiro de estomaterapia e a sua equipa irão ajudá-lo a encontrar o que melhor se adapta a si e à sua condição atual.
Dependendo da posição do estoma e de outros fatores, a consistência das fezes pode variar de líquidas ou semi-líquidas para formadas, o que também pode afetar a escolha do seu saco de ostomia. Com uma colostomia, provavelmente utilizará um saco fechado, mas também pode utilizar um saco drenável se for mais adequado para si.
Uma preocupação comum das pessoas que vivem com um estoma é ter gases. [1] Pode ter receio da reação das outras pessoas. Mas não se preocupe, pois a maioria dos sacos de colostomia e ileostomia tem um filtro que permite que os gases escapem automaticamente, sem qualquer odor. Este tipo de filtro é normalmente eficaz durante, pelo menos, 12 horas no total. No entanto, pode ficar saturado ou humedecido por líquidos. O saco permanece então insuflado pelo gás. Isto ocorre mais frequentemente após 12 a 24 horas de utilização do saco ou no final da noite. Nunca faça um furo no saco de ostomia, pois isso fará com que os odores escapem.
Lembre-se de que é importante fechar o filtro durante a imersão em água (chuveiro, banho, desportos aquáticos, entre outros), aplicando um adesivo no filtro. Estes adesivos são fornecidos nas caixas dos sacos de ostomia. Lembre-se também de remover o adesivo no final da imersão para que o filtro comece a funcionar novamente de forma automática.
Portefólio de produtos
No caso de um sistema de uma peça, a placa e o saco de ostomia estão ligados e têm de ser substituídos em conjunto.
No caso de um sistema de duas peças, a placa e o saco são separados, antes de serem ligados entre si através de um sistema de acoplamento. O saco pode ser mudado enquanto a placa de base pode permanecer no lugar durante vários dias.
Sistema de acoplamento mecânico
Sistema de acoplamento adesivo